quarta-feira, 28 de maio de 2008

Entrevista

A Entrevista foi feita aos professores do Ensino Especial, do externato de vila meã (professora Liliana e professor Sérgio), sendo apropriado em relação ao nosso tema do trabalho, pois este tipo de assuntos rodeia o nosso dia-a-dia. O nosso objectivo, era saber mais acerca destas crianças especiais existentes nesta escola.

1ª Qual é a sua formação de Base?
Professora Liliana: Sou licenciada em Línguas e Literaturas modernas, variante de estudos portugueses e alemães – ramo educacional.
Professor Sérgio: Licenciatura em professor do 1ºciclo na variante de educação física.

2ª Quando é que decidiu trabalhar na área do ensino especial? Porque?
Professora Liliana: Após a conclusão da licenciatura, decidi prosseguir nos estudos e comecei a investir na área do Ensino Especial. Entretanto, fiz uma especialização nesta área e encontro-me neste momento a realizar mestrado em Ciências da Educação - área de especialização em Educação Especial.
Professor Sérgio: Quando terminei o curso senti necessidade de uma outra formação e por isso escolhi o ensino especial. Escolhi o ensino especial, porque trabalhava directamente com crianças com N.E.E.

3ª Qual o tipo de apoio que presta as crianças com que trabalha?
Professora Liliana: Nas aulas de apoio, incidimos especialmente nos domínios da Língua Portuguesa, Matemática e Autonomia, procurando sempre recorrer a actividades e exercícios de cariz prático.
Professor Sérgio: O apoio que presto às crianças é essencialmente na Língua Portuguesa, Matemática e Autonomia.

4ª Pensa que o apoio prestado contribui para minorar a diferença entre estas e as outras crianças?
Professora Liliana: O objectivo da Educação Especial, e tendo em consideração os casos de maior complexidade, não deve ser aproximar os saberes e conhecimentos os alunos do Ensino Especial aos do Ensino Regular, na medida em que esse pressuposto é muito difícil de alcançar. Nesse sentido, procuramos, a partir daquilo que os alunos são capazes de realizar, potenciar as suas competências e conhecimentos, dentro de um currículo individualizado.
Professor Sérgio: Penso que sim, sobretudo nas crianças com mais autonomia.

5ªalguma vez sentiu que estas crianças sofrem algum tipo de discriminação
Professora Liliana: Sim. As pessoas tendem a temer aquilo e aqueles que não conhecem e essa situação observa-se de forma mais acentuada em crianças que possuem posturas e comportamentos diferentes daqueles a que estamos habituados.
Professor Sérgio: Na verdade já senti. Por isso trabalho diariamente com elas tentando colmatar tal flagelo da sociedade.

6ª Considera que as alterações relativas ao ensino especial (nomeadamente o desaparecimento do decreto lei 319) vêm melhorar a integração destas crianças nas diferentes turmas?
Professora Liliana: O novo decreto-lei que vem substituir o 319/91 (decreto – lei 03/2008) preconiza que apenas os alunos com deficiências comprometedoras beneficiem do Ensino Especial. Esta medida comporta duas consequências: por um lado a diminuição do número de alunos do Ensino Especial vai possibilitar um apoio mais individualizado, e por conseguinte mais eficaz, aos alunos que dele necessitam; por outro lado, alguns alunos deixarão de beneficiar das aulas de apoio educativo, beneficiando apenas das aulas de Ensino Regular, o que poderá ser insuficiente.O novo decreto – lei prevê ainda a criação de escolas especiais. Contemplando a criação destas escolas especializadas e determinadas áreas e a obrigatoriedade dos alunos a frequentarem consoantes a deficiência que apresentam, penso que o objectivo da integração das crianças com necessidades educativas especiais em escolas da área da sua residência e, consequentemente, nas turmas frequentadas pelos seus colegas está seriamente comprometido.
Professor Sérgio: Relativamente ao desaparecimento do decreto – lei 319, penso que em nada vem melhorar a integração destas crianças nas diferentes turmas. Uma vez que a sua integração deixa de existir passando estas crianças a integrarem escolas especiais.

7º Considera que, ao sair da escola, estas crianças estão preparadas para viver autonomamente em sociedade?
Professora Liliana: Depende do grau de comprometimento da autonomia de cada aluno: existem alunos perfeitamente autónomos e capazes de realizar as actividades da rotina diária com relativa facilidade e outros que necessitam de maior apoio. O objectivo dos docentes e dos pais é e será sempre fomentar uma maior autonomia dos alunos.
Professor Sérgio: Uma pergunta difícil, pois nem todas as crianças estão preparadas para viver autonomamente em sociedade. A sociedade de hoje é muito exigente, e as dificuldades de algumas crianças evidenciam desde logo um maior empenho e auto-estima que por vezes não se compatibilizam com as várias dificuldades do meio.

8ª Pensa que a sociedade apoia este tipo de crianças? De que forma?
Professora Liliana: Não devemos generalizar, na medida em que se por um lado há pessoas indiferentes à deficiência e à indiferença, outras existem que defendem veementemente as pessoas com deficiência, lutando pelos seus direitos e pela sua dignificação.
Professor Sérgio: Hoje penso que a sociedade está um pouco mais sensibilizada para estas crianças. O apoio que a sociedade tem para com eles ainda não chega, visto que ainda muito trabalho há pela frente no que respeita às acessibilidades e oportunidades para estas crianças.

9ª Na sua opinião estas crianças lidam bem com a diferença?
Professora Liliana: Sinto que as crianças do Ensino Especial não conferem tanta importância à diferença como as crianças do Ensino Regular: “ Todos diferentes, todos iguais”.
Professor Sérgio: Penso que lidam à sua maneira, logo penso que lidam bem. Embora sentem que a sua integração podia ser pensada e repensada a fim de elevar mais a sua confiança e determinação para com a sociedade.

10ª Alguma vez se sentiu descriminado pelos outros professores?
Professora Liliana: Não. Todos sabemos quais as nossas funções e sabemos respeitá-las enquanto profissionais de Educação que somos.Professor Sérgio: Nunca.11ª Sente-se realizado com o que faz?
Professora Liliana: Sim, muito.Professor Sérgio: Em absoluto.

12ª Se tiver oportunidade de trabalhar noutra área, pensa mudar?
Professora Liliana: Neste momento não.
Professor Sérgio: No momento sinto-me muito bem, talvez optasse por não mudar.

13ª Gostaria de referir alguma coisa que nós não tenhamos perguntado?
Professora Liliana: Não.
Professor Sérgio: Penso que o questionário aborda os assuntos pertinentes a um professor de Ensino Especial.

Nenhum comentário: