sábado, 31 de maio de 2008

Introdução

Este trabalho destina-se há disciplina de Área Projecto que fomos desenvolvendo ao longo do ano lectivo.
Escolhemos como tema o Preconceito, isto porque, achamos que é um tema interessante, que dá para desenvolver bem, pois é muito usual hoje em dia, desenvolvemos acerca de vários tipos de preconceito existentes.
O nosso objectivo é de forma simples, alertar os jovens acerca disto e lutarem para que cada tipo de preconceito existente vá diminuindo, pois não se justifica em pleno século XXI, cada vez mais jovens ou até pessoas adultas discriminarem pessoas diferentes que no fundo são iguais a todos os outros.

Preconceito

Preconceito é sempre uma atitude, (a atitude não é inata, ou seja, não nasce connosco), é aprendida. Esta em relação ao preconceito é uma atitude prejudicial e nociva, refere-se a avaliações e juízos essencialmente negativos sobre os indivíduos de um determinado grupo, baseado em generalizações simplistas, que não contemplam as características concretas e particulares desses mesmos indivíduos. As ideias que se têm, por exemplo, acerca dos ciganos, dos homossexuais, das prostitutas geram, muitas vezes, comportamentos (infundados) de evitação ou violência relativamente a elementos desses grupos.

Porque existe Preconceito?

O preconceito existe, porque as pessoas desejam ser superiores às outras. Exemplos existem de sobra, um deles é a Segunda Guerra Mundial, quando Hitler inventou que o bonito é ser magro, mas ninguém pensou que nem todos são dessa forma.

Perspectivas Jurídicas em Portugal

De acordo com o novo código penal em vigor desde 15 de Setembro de 2007, qualquer tipo de discriminação com base na raça ou etnia é punível. Da mesma forma são penalizados grupos ou organizações que se dediquem a essa discriminação assim como as pessoas que incidem a mesma em documentos impressos ou na Internet.
A legislação portuguesa aplica-se igualmente a outras formas de discriminação como religiosa, de local de origem e orientação sexual.